quinta-feira, 3 de abril de 2014

Terceirização dos Filhos

Outro dia li esses textos excelentes da Mariana Sgarioni (A criança terceirizada e A criança terceirizada[2]: a confissão das babás) e fiquei horrorizada ao tomar conhecimento de que muitos pais entregam totalmente a responsabilidade de amar, educar, proteger seus filhos a outras pessoas.

Sejamos honestas, é óbvio que todo mundo sabe o que os espera no mundo materno/paterno, ao menos o mínimo como: troca de fraldas, choro do bebê (e da criança maior), madrugadas insones e tantas outras coisas que as pessoas fazem questão de nos dizer junto a frase irônica e ridícula "aproveita agora, porque depois..." (odeio essa frase, como se a maternidade fosse um fardo insustentável) assim que comunicamos a gravidez, então não dá pra dizer "se eu soubesse não teria sido pai/mãe".

Não acho que alguém precise parar de trabalhar, estudar ou mesmo de se divertir porque teve um filho, só penso que essas coisas podem ficar ainda melhores e mais divertidas, podem ser um desafio excitante. Será que não tem como mesmo reorganizar os horários de forma a comparecer a uma reunião de escola? Por que perder ou delegar a outros (que não o pai) a descoberta do que minhas filhas vem aprendendo e desenvolvendo na escola? Uma viagem a dois é muito bom, mas em família pode ser inesquecível, a gente se cansa mais? Claro, mas também tem recordações maravilhosas das descobertas das crianças. 

Com isso não quero dizer que um cuidador amoroso eventualmente não possa ajudar a satisfazer nossas necessidades de saídas noturnas, jantares a dois... estou falando sobre delegar integralmente a responsabilidade sobre aquela pequena pessoa tão desejada, esperada e imaginada (eu acho rsrs por aqui foi) a outro que não seja eu ou meu marido - os pais. Temos nossas necessidades de conversar, tomar um café sem ser interrompidos? Claro, quem não tem? Mas somos adultos, estamos há um bom tempo nesse mundo maluco e aprendemos a lidar com nossas frustrações (ou quase rsrsrs), mas e as crianças, especialmente os bebês? Se a vida é tão cruel, e se vamos passar tanto tempo de nossas vidas como adultos, me pergunto por que adiantar as coisas? Por que os bebês e crianças não podem ter suas necessidades atendidas o máximo possível? Repito que acho possível satisfazer pais e filhos para que todos possam ser felizes, não acredito que um pai/mãe frustrado/infeliz seja capaz de atender as necessidades de uma criança.

“Em nossa sociedade já não se pode falar em patriarcado e matriarcado. O que temos realmente, salvo exceções interessantes, é a ausência de definições de papéis, de quem assume o que em relação à família ou aos filhos. As pessoas vivem com medo de ser criticadas, de assumir que tiveram a coragem de fazer uma opção pela família. O que se propõe? A volta da mulher à condição de dona de casa e rainha do lar? Claro que não, o que se propõe é a conscientização da paternidade e maternidade. Crianças choram a noite, nem sempre dormem bem, precisam de cuidados especiais, de limpeza, de banho, alimentação, ser educadas e acompanhadas até idade adulta. Será que todos os seres humanos precisam ser pais? Sejamos sinceros, nem todo mundo está disposto a arcar com esse ônus. Talvez seja melhor adiar um projeto de maternidade, e mesmo abrir mão dessa possibilidade, do que ter um filho ao qual não se pode dar atenção, carinho e, principalmente, presença constante.” (A Criança Terceirizada, José Jose Martins Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar meu blog!

Seu comentário passará por moderação. Mensagens agressivas, de cunho preconceituoso ou racista não serão publicados.

Abraços!