quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vergonha Alheia

Outro dia olhando as fotos que postei das minhas filhas em uma rede social senti vergonha, não por mim mas por elas, e olha que geralmente eu sou bem seletiva com fotos e vídeos, guardo (pelo menos eu achava que sim) as mais desconcertantes só para mim.

Quando nos tornamos mães parece que esquecemos que já fomos filhas, que aquela mini pessoa tem vontades, sentimentos, vergonhas... assim como nós. Lembra como era constrangedor sua mãe contar para suas amigas ou namorado aquelas arteirices, gafes ou mesmo mostrar aquelas fotos que você gostaria que nunca tivessem sido tiradas? 

Já parou pra pensar que às vezes fazemos pior com nossos filhos? "Nãoooo, eu nãooo". Faz sim! Eu fiz, e estou me policiando pra não fazer mais. Quem nunca contou para tooooodoooooos os amigos da rede social, daquele grupo de mães ou até publicamente que seu filho fala "boiaba" que atire a primeira goiaba, que nunca postou uma foto da cara melequenta de doce (sorvete, chocolate, etc.) ou da arte do dia? Hum?! Hahaha se entregou né?

Tentou imaginar que essa miniatura de pessoa que hoje tem meses ou poucos anos daqui a algum tempo já estará um adolescente e todas as lindezas que a mamãe  e o papai postaram na web estarão disponíveis para a zuação dos amigos (e inimigos)? A gente não vai ter nem o trabalho de constrangê-los em casa, faremos na internet rsrs (sem querer, mas teremos feito anos antes). E como aquela sua amiga vai conseguir olhar aquele rapagão barbado sem segurar o riso ao lembrar do vídeo que foi compartilhado alguns anos atrás dele correndo pelado pela casa, com um penico na cabeça gritando "eu sou o menino maluquinho"?

Se tentarmos esquecer por um momento que somos mães, que achamos mega fofas as gafezinhas, caretas e arteirices, vamos conseguir perceber que, apesar de fazermos sem maldade alguma, estamos constrangendo nossos filhos e futuramente eles poderão se ressentir muito conosco por termos agido dessa forma. De agora em diante vou me esforçar ao máximo pra filtrar o quê publico sobre minhas filhas e tentarei me colocar no lugar delas imaginando o quanto isso me constrangeria e se ao menos um pouquinho me envergonhar vou optar guardar a foto para quando eu estiver velhinha, puder olhar pra ela e lembrar de como minhas meninas foram crianças engraçadinhas e adoráveis. Eu estou tentando me policiar, e você?


2 comentários:

Obrigada por comentar meu blog!

Seu comentário passará por moderação. Mensagens agressivas, de cunho preconceituoso ou racista não serão publicados.

Abraços!