terça-feira, 5 de julho de 2011

Dificuldades de uma mãe de primeira viagem

Recentemente me tornei mãe de uma linda menina chamada Hannah, que é a luz que ilumina minha vida, e percebi o quanto é difícil ser mãe. Uma dificuldade que encontrei não foi o medo de fazer as coisas erradas, mas nos diversos "conselhos" que recebi. Foram tantos e tão absurdos que houve momentos que duvidei da minha capacidade de mãe. Cheguei ao ponto de ter depressão pós-parto e atualmente faço psicoterapia pra tentar ajudar. Achei que o problema fosse só comigo, mas conversando com outras mães descobri que também tinham passado pelo mesmo problema, foi aí que surgiu a idéia de escrever um blog para talvez ajudar alguma mãe esteja passando pelo que passei. Uma das coisas que aconteceram comigo e me deixou muito arrasada foi o momento da queda do coto umbilical, o da Nannah demorou vinte e oito dias, parece mentira, mas foi tudo isso mesmo. A gente costuma achar que são sete dias e pronto, pois comigo não foi assim. Foram tantas pressões e comentários que fiquei em dúvida se estava cuidando direito da minha filha, vê se pode! Para as mães que acontece o mesmo problema: fiquem tranqüilas, isso pode acontecer, minha prima teve o mesmo problema com o filho dela. O importante é ver se não tem nenhum vergão vermelho na região do coto, mal cheiro ou pus, se não há esses sinais, não tem com o que se preocupar, é só continuar limpando com álcool 70%. Outro problema foi as rachaduras no seio, nossa como isso dói! Me indicaram casca de banana, lavar o bico do seio com o próprio leite, iii... tanta coisa. Nada resolveu, aos poucos foi cicatrizando e melhorando. É preciso ter muita força de vontade pra continuar amamentando, mas no final vale a pena. O leite materno é o maior carinho que uma mãe pode dar a um filho(a).

Quando vierem as dúvidas sobre as rachaduras, pega correta, etc., o melhor é procurar o Banco de Leite Humano (BLH), eles são os mais indicados para nos auxiliar. Essa semana fui me informar sobre a ordenha manual, como armazenar, por quanto tempo e a melhor forma de oferecer o leite ao bebê, e fui muito bem orientada. Nesse post acho que é só por hoje, sempre que puder, quero colocar mais informações que recebi, e se alguém, por acaso ler meu blog e quiser me sugerir algo para postar, fique à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar meu blog!

Seu comentário passará por moderação. Mensagens agressivas, de cunho preconceituoso ou racista não serão publicados.

Abraços!